Da exclusão ao exercício da função autor
Os povos originários ameríndios na ordem do discurso
DOI:
https://doi.org/10.69696/somanlu.v24i1.15526Palavras-chave:
Decolonialidade, Michel Foucault, posições-sujeitoResumo
Esta é uma breve análise discursiva foucaultiana da posição sujeito indígena tal como foi discursivizada pelos primeiros colonizadores europeus, e, contemporaneamente, da função de autor exercida por indígenas. Revemos aqui o pensamento de Foucault sobre a função-autor à luz de questões decoloniais atuais, e reivindicamos a oralidade e o corpo como dispositivos a serem considerados também como constituintes da posição do autor indígena.
Downloads
Referências
BARBOSA DA SILVA, D. O sujeito colonizado no discurso colonialista de viajantes europeus. D.E.L.T.A., v.39, n.2, p. 1-34, 2023.
BARTHES, R. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012[1984], p.76-159.
BISPO DOS SANTOS, A. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora; PISEAGRAMA, 2023.
BRAZ, U. O ensino de Língua Patxôhã na Escola Indígena Pataxó Barra Velha: Uma proposta de material didático. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988 [1977].
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996[1971].
FOUCAULT, M O que é um autor? Bulletin de la Societé Française de Philosophie. 63º ano. nº 3, jul.-set. 1969a.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1969].
FOUCAULT, M. O corpo utópico; As heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013 [1966].
GORETE NETO, M. Línguas Em Conflito Em Cursos De Licenciatura Intercultural Indígena. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(57.3): 1339-1363, 2018.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005a.
LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005b.
LOPES, L de S. Loas e Versos Xakriabá: Tradição e Oralidade. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
LUCIANO, G. dos S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
NASCIMENTO, A.M. Apontamentos Críticos Sobre Concepções De Linguagem Na Formação Superior De Docentes Indígenas: Diálogo Intercultural Como Diálogo Interepistêmico. Muitas Vozes 3:103–23, 2014.
NASCIMENTO, A.M.; MORITU, C.T.; XERENTE, E.B. Trajetórias de estudantes indígenas na pós-graduação: um ensaio falado em múltiplas vozes. Articul. const. saber, v7, 2022.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
TAPIRAPÉ, G. Takãra: centro epistemológico e sistema de comunicação cósmica para a vitalidade cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
TAPIRAPÉ, I. Língua Apyãwa: construções oracionais em contextos comunicativos diversos. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
TAPIRAPÉ, N.K. Os rituais Apyãwa mantêm e preservam a língua e suas histórias. Cadernos de Linguística; 1:01–11, 2020.
TUPINAMBÁ, N. Identidades, vozes e presenças indígenas na Universidade de Brasília sob a ótica da Análise de Discurso Crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Brasília, Brasília.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula El-Jaick, Fabrício Servelati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)