Directrices Éticas
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos está comprometida com as melhores práticas nacionais e internacionais quanto aos princípios éticos no âmbito dos periódicos acadêmicos e com a integridade científica. Assim, para assegurar a ética e a transparência em todas as fases da pesquisa e publicação, a revista segue as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE). Recomendamos que autores, coautores e avaliadores consultem essas fontes, uma vez que apoiamos os padrões de comportamento ético esperados para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista.
Caso os editores tomem conhecimento de alegações ou suspeitas de má conduta acadêmica envolvendo artigos já publicados, em processo de avaliação ou em pré-publicação na revista, estas serão prontamente analisadas de forma independente por nossa Comissão de Ética, composta por editores e membros do Conselho Editorial. Todo o processo será conduzido de acordo com as Diretrizes de Retirada do COPE, assegurando que os autores do texto em questão tenham a oportunidade de apresentar suas posições quanto ao problema. Após a determinação da má conduta, a revista publicará imediatamente uma correção ou expressão de preocupação e, quando apropriado, um pedido de desculpas.
A revista também ressalta que combate qualquer forma de discriminação contra autores, editores e pareceristas com base em características pessoais ou de identidade. Encorajamos ativamente as inscrições de acadêmicos de diversas origens, tanto por princípios éticos, valorizando a promoção de uma sociedade justa, igualitária, plural e democrática, como por entender que a diversidade estimula e aprofunda o avanço do conhecimento científico e acadêmico.
Autores, editores e avaliadores devem atender aos seguintes padrões:
Autores: devem atestar a originalidade do manuscrito e a integridade dos dados. A autoria deve ser limitada apenas às pessoas que efetivamente trabalharam na elaboração, execução, análise ou interpretação da pesquisa, bem como na produção do texto. A ordem de autoria deve refletir o nível de colaboração de cada um, salvo em caso de acordo prévio justificado. Todos os autores devem ter lido e aprovado com antecedência a versão a ser submetida, bem como concordar com sua condição de coautor.
Os autores não devem submeter o texto simultaneamente a dois ou mais periódicos, uma vez que isso constitui comportamento antiético inaceitável. Da mesma forma, obrigam-se a não se envolver em práticas de publicações múltiplas redundantes, que descrevem essencialmente a mesma pesquisa. A prática conhecida como salami publication é rigorosamente desencorajada.
Todas as fontes de dados e citações relevantes para a pesquisa devem ser referenciadas de forma completa. Os autores devem citar as publicações que foram influentes no desenvolvimento de sua pesquisa, reconhecendo adequadamente o trabalho de outros. O plágio, em qualquer forma, é inaceitável. Informações obtidas em caráter privado, como em conversas ou discussões com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem permissão explícita e por escrito da fonte. Isso também se aplica a informações confidenciais, que não devem ser utilizadas sem autorização.
O artigo deve refletir com precisão a pesquisa original e apresentar uma discussão objetiva de sua relevância. Os autores são responsáveis pela guarda permanente dos dados brutos relacionados ao manuscrito e devem fornecê-los para revisão, caso solicitado pelos editores, respeitando os princípios da integridade científica e reprodutibilidade. A fabricação, falsificação ou manipulação de dados, bem como declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, constituem comportamentos antiéticos e são inaceitáveis.
Todos os autores devem declarar potenciais conflitos de interesse, como financiamentos, vínculos institucionais ou relações pessoais que possam influenciar a pesquisa ou sua interpretação. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
É obrigação dos autores relatar quaisquer erros substanciais, imprecisões ou inconsistências significativas eventualmente descobertas no manuscrito submetido, a qualquer momento antes ou depois da publicação, de forma a permitir a retratação ou correção do artigo.
Editores: devem conduzir todo o processo editorial de maneira ética, imparcial, transparente e justa, assegurando a excelência editorial. Inicialmente, devem verificar se o manuscrito submetido é original e não foi publicado previamente, no todo ou em parte. Os textos aceitos são então submetidos a uma revisão por pares duplamente anônima, que servirá de base para a decisão de aceitar, rejeitar ou exigir revisões obrigatórias. O trabalho editorial deve ser guiado pelas políticas editoriais do periódico e em estrita observância aos requisitos legais relativos à difamação, violação de direitos autorais e plágio. Os editores podem consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões.
Todo o trabalho editorial deve seguir procedimentos claros e transparentes para a avaliação e publicação dos textos. Os editores devem assegurar que o conteúdo intelectual do manuscrito seja avaliado de forma justa e imparcial, sem qualquer distinção de gênero, orientação sexual, raça, idade, religião, crenças políticas, origem étnica, nacionalidade, procedência geográfica ou qualquer outra característica pessoal dos autores.
A equipe editorial deve garantir que todas as informações relacionadas à submissão permaneçam confidenciais, não divulgando nenhum dado sobre o manuscrito submetido a qualquer pessoa, exceto aos próprios autores, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais e demais editores, conforme necessário. Os editores não deverão utilizar dados, hipóteses, argumentos ou conclusões contidas na submissão em suas próprias pesquisas, exceto quando obtiverem previamente o consentimento por escrito dos autores.
Da mesma forma, um editor deve abster-se de avaliar textos nos quais haja conflito de interesse decorrente de relações pessoais ou profissionais competitivas ou colaborativas, bem como de qualquer outro tipo de vínculo ou conexão com qualquer um dos autores, empresas ou mesmo instituições associadas aos artigos.
Em caso de denúncias de má conduta científica, os editores devem agir com prontidão e transparência, tratando-as com a devida seriedade e sigilo, além de garantir a proteção aos denunciantes. Todo o processo ocorrerá de acordo com as diretrizes do COPE, assegurando aos autores o direito de ampla defesa. Os editores são responsáveis pela divulgação de eventuais correções e retratações, comprometendo-se com a guarda e preservação de toda a documentação e comunicação correspondente.
Avaliadores: a revisão por pares é fundamental no processo editorial, auxiliando os editores na tomada de decisões e contribuindo para o aperfeiçoamento dos artigos publicados. Para isso, os manuscritos devem ser avaliados de maneira objetiva e imparcial. Os pareceristas devem respeitar as afiliações teóricas e escolhas metodológicas dos autores, não devendo rejeitar textos apenas com base em divergências dessa natureza. Objeções, correções e pedidos de modificação devem ser claramente expressos e fundamentados com argumentos construtivos.
Todos os manuscritos recebidos para avaliação, bem como as informações neles contidas, devem ser tratados como confidenciais e não devem ser divulgados ou discutidos com terceiros. Da mesma forma, os pareceristas não podem utilizar ideias, dados, hipóteses, argumentos ou conclusões presentes na submissão para benefício pessoal.
Os avaliadores devem verificar se todas as fontes e referências bibliográficas utilizadas estão devidamente citadas. Também devem identificar obras publicadas relevantes para a construção dos argumentos que não tenham sido mencionadas pelos autores. Se os revisores perceberem sobreposições ou similaridades do texto com qualquer outro trabalho publicado de seu conhecimento, devem informar imediatamente aos editores.
Caso ocorra qualquer impedimento que impeça a conclusão da avaliação no prazo estipulado, os pareceristas devem notificar prontamente os editores, para que o prazo possa ser ajustado ou o texto seja encaminhado a outro avaliador. Além disso, devem estar atentos a possíveis conflitos de interesse, comunicando imediatamente aos editores caso o anonimato dos autores seja comprometido por contato prévio com a pesquisa.