Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde

Autores/as

  • Renato Ferreira de Souza Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.11.2-8

Palabras clave:

cidade de Manaus, mosquito Aedes aegypti, urbanização

Resumen

A Geografia da Saúde tem caráter multidisciplinar quando se refere aos estudos sobre a dengue em Manaus. A associação entre urbanização, temperatura e pluviosidade como alguns fatores socioambientais propícios para a transmissão da dengue contribui dessa forma, como instrumento de estudo para a produção do espaço promotor da saúde, por parte do geógrafo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Ferreira de Souza, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atualmente é geógrafo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Lidera um grupo multidisciplinar de estudos em Geografia da Saúde cujo objetivo é proporcionar um espaço de debates voltados para a discussão do processo saúde-doença no Amazonas.

Cómo citar

SOUZA, R. F. de. Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 11, n. 2, p. p. 141–157, 2012. DOI: 10.29327/233099.11.2-8. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/527. Acesso em: 16 feb. 2025.

Número

Sección

Artículos