A realidade da família monoparental chefiada pelo homem dentro do Programa Bolsa Família do Governo Federal na cidade de Manaus

Autores/as

  • Kalleandra Muniqui Ramos Antela Faculdade Salesiana Dom Bosco
  • Cristiane Manique Barreto Faculdade Salesiana Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.10.2-4

Palabras clave:

gênero, políticas públicas, programas de transferência de renda, família

Resumen

Nos anos 80 acentuam-se as políticas públicas e os programas sociais no Brasil na perspectiva de gênero. Dentro deste contexto, este trabalho discutirá sobre a questão de gênero que envolve a titularidade do pagamento do benefício concernente ao Programa Bolsa Família na cidade de Manaus – Amazonas, no qual realizamos uma pesquisa na Central do Programa. Procuramos conhecer parte da realidade da família monoparental chefiada pelo homem cuja titular do benefício do Programa Bolsa Família era a ex esposa, identificando o porquê do abandono da cônjuge, detectando processos de mudanças e permanências nas relações de gênero contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kalleandra Muniqui Ramos Antela, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Assistente social graduada pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), Manaus – Amazonas.

Cristiane Manique Barreto, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande so Sul (UFRGS), professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e do Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Cómo citar

ANTELA, K. M. R.; BARRETO, C. M. A realidade da família monoparental chefiada pelo homem dentro do Programa Bolsa Família do Governo Federal na cidade de Manaus. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 10, n. 2, p. p. 67–84, 2013. DOI: 10.29327/233099.10.2-4. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/492. Acesso em: 16 feb. 2025.

Número

Sección

Artículos