De vice-reino à Província: tensões regionalistas no Grão-Pará no contexto da emancipação política brasileira

Autores/as

  • Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.1.1-7

Palabras clave:

Amazônia, regionalismo, emancipação política

Resumen

O artigo busca recuperar um conjunto de tensões que marcaram o processo de adesão do Grão-Pará ao Império Brasileiro, mostrando-o como contrário aos anseios de parte importante dos setores dominantes locais. Para tais setores, o novo processo de territorialização secundarizava a região e alijava as lideranças locais dos espaços decisórios, além de obstaculizar os anseios de ascensão social. Articulados em torno de um grupo de políticos liberais, o discurso regionalista vai sendo lentamente ampliado ao longo da década de 1820 e estará na base das manifestações políticas que culminarão na Cabanagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro

Doutor em História, professor do Departamento de História e do Mestrado em Natureza e Cultura na Amazônia da Universidade do Amazonas.

Cómo citar

PINHEIRO, L. B. S. P. De vice-reino à Província: tensões regionalistas no Grão-Pará no contexto da emancipação política brasileira. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 1, n. 1, p. p. 83–107, 2012. DOI: 10.29327/233099.1.1-7. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/245. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos