A liderança feminina no quilombo do Abacatal na cidade de Ananindeua/PA

História e [sobre]vivência na pandemia da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v24i2.17575

Palabras clave:

Quilombo, Pandemia, Resistência

Resumen

O presente trabalho deriva de entrevistas realizadas com lideranças femininas do quilombo do Abacatal, que se localiza a 8 km do centro da cidade de Ananindeua, na região metropolitana de Belém - PA. Desde sua origem, no ano de 1710, os quilombolas do Abacatal vêm enfrentando conflitos para permanecerem no território. O quilombo dispõe de uma área de pouco mais de 508 hectares, com aproximadamente 150 famílias e cerca de 500 habitantes. Nossos diálogos com essas lideranças fizeram parte das atividades de produção e divulgação de conhecimento científico do projeto de extensão OMITIDO, do OMITIDO. As entrevistas foram feitas em duas partes e a entrevista ora apresentada se baseia na segunda entrevista concedida por Amanda Cardoso, agente comunitária de saúde da comunidade. Nosso método consistiu em entrevista semi-aberta, on-line e com gravação audiovisual da mesma, via Google Meet. Entre as questões abordadas conversamos sobre a resistência dos quilombolas aos empreendimentos público-privados, com o avanço sobre o território, os impactos da pandemia e a importância da liderança feminina no quilombo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Cardoso da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará

Ozaias da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso

Historiador e doutor em Antropologia Social pela UFAM

Pedro Paulo de Miranda Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto no Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrante do Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política (COLAR).

Citas

Não se aplica.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

DA SILVA, A. C. .; RODRIGUES, O. da S.; SOARES, P. P. de M. A. . A liderança feminina no quilombo do Abacatal na cidade de Ananindeua/PA: História e [sobre]vivência na pandemia da Covid-19. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 24, n. 2, p. 155–164, 2024. DOI: 10.69696/somanlu.v24i2.17575. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/17575. Acesso em: 22 abr. 2025.