A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃOPARA OS SABERES ECOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA AMAZÔNIDA NA PÓS-MODERNIDADE

Authors

  • Gracy Kelly Monteiro Dutra Teixeira
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.15.1-2

Abstract

Este artigo de revisão bibliográfica se propõe a discutir a importância de uma educação ecológica para a criança amazônica na pós-modernidade, a qual é o elemento fundamental para a retomada de um equilíbrio do ambiente físico. Parte-se do princípio epistemológico da Sociologia da Infância que empodera à criança o papel de protagonista na análise dos fenômenos sociais,e do conceito de Ecologia de Saberes elaborado por Boaventura de Sousa Santos (2006) na formação de uma educação além do paradigma hegemônico. Utilizou-se como respaldo teórico Leff (2001; 2006), Jacobi (2003; 2005), Higuchi (2004), Khan et al (1996; 2009), entre outros. É salientada a necessidade de uma educação voltada aos saberes ecológicos, para que haja a manutenção do ecossistema e prolongamento da vida terrestre.


Palavras-chave: Criança. Educação. Ruptura. Empoderamento. Ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-18

How to Cite

TEIXEIRA, G. K. M. D.; HIGUCHI, M. I. G. A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃOPARA OS SABERES ECOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA AMAZÔNIDA NA PÓS-MODERNIDADE. Somanlu: Journal of Amazonian Studies, Manaus, v. 15, n. 1, p. 25–43, 2017. DOI: 10.29327/233099.15.1-2. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/4050. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles