O CINEMA, A EDUCAÇÃO E OS TEMAS TRANSVERSAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA, AMAZONAS/BRASIL.

Autores

  • Josenildo Santos de Souza
  • Maria Auxiliadora dos Santos Coelhos
  • Michel Justamand
  • Renan Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.20.1-6

Resumo

O presente artigo traz os principais resultados do projeto de extensão “Curso de capacitação sobre o uso do cinema como instrumento de articulação de temas ambientais e de pluralismo cultural no ensino fundamental no município de São Paulo de Olivença no Alto Solimões/AM”, que teve como objetivo: Capacitar os participantes em incursões no âmbito das novas tecnologias educativas, articulando abordagens teórico-metodológica para o uso do cinema como instrumento pedagógico para professores das escolas públicas. A metodologia qualitativa, com a formação de grupo de estudos para leitura de textos, fichamento e organização do material (ficha de inscrição, confecção de crachá, seleção de textos e filmes) para realização do projeto no município. Como resultado oportunizou formação continuada para 76 educadores da rede pública de ensino da área urbana, rural/ribeirinha e indígena de 15 escolas municipais e estaduais. O curso articulou a discussão e a realização de atividades envolvendo uma metodologia inovadora e criativa para o trabalho de educadores no ensino fundamental, contribuindo para a compreensão pedagógica de uso do cinema como instrumento de intervenção educativa.

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Publicado

2020-06-29