A realidade da família monoparental chefiada pelo homem dentro do Programa Bolsa Família do Governo Federal na cidade de Manaus

Autores

  • Kalleandra Muniqui Ramos Antela Faculdade Salesiana Dom Bosco
  • Cristiane Manique Barreto Faculdade Salesiana Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.10.2-4

Palavras-chave:

gênero, políticas públicas, programas de transferência de renda, família

Resumo

Nos anos 80 acentuam-se as políticas públicas e os programas sociais no Brasil na perspectiva de gênero. Dentro deste contexto, este trabalho discutirá sobre a questão de gênero que envolve a titularidade do pagamento do benefício concernente ao Programa Bolsa Família na cidade de Manaus – Amazonas, no qual realizamos uma pesquisa na Central do Programa. Procuramos conhecer parte da realidade da família monoparental chefiada pelo homem cuja titular do benefício do Programa Bolsa Família era a ex esposa, identificando o porquê do abandono da cônjuge, detectando processos de mudanças e permanências nas relações de gênero contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalleandra Muniqui Ramos Antela, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Assistente social graduada pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), Manaus – Amazonas.

Cristiane Manique Barreto, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande so Sul (UFRGS), professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e do Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Downloads

Como Citar

ANTELA, K. M. R.; BARRETO, C. M. A realidade da família monoparental chefiada pelo homem dentro do Programa Bolsa Família do Governo Federal na cidade de Manaus. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 10, n. 2, p. p. 67–84, 2013. DOI: 10.29327/233099.10.2-4. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/492. Acesso em: 31 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos