Questões linguísticas, educação indígena e interculturalidade: a experiência Waimiri-Atroari

Autores

  • Ana Carla Bruno Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.10.1-7

Palavras-chave:

problemas linguísticos, educação indígena, escola Waimiri-Atroari, ortografia, estado do Amazonas

Resumo

Neste ensaio, eu apresento um breve resumo da situação lingüística do Estado do Amazonas e discuto o problema que comunidades, linguistas e pessoas envolvidas com projetos de Educação Indígenas enfrentam quando não trabalham a questão da “clarificação ideológica” dos mesmos. Usando minha própria experiência entre os Waimiri-Atroari, eu também discuto como o status dado a escola e a elaboração de ortografias estão relacionados a esta problemática.

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Biografia do Autor

Ana Carla Bruno, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Doutora em Antropologia e Linguística, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais do INPA.

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Como Citar

BRUNO, A. C. Questões linguísticas, educação indígena e interculturalidade: a experiência Waimiri-Atroari. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 10, n. 1, p. p. 125–138, 2013. DOI: 10.29327/233099.10.1-7. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/478. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos