Mulheres de Santa Luzia da Ilha do Baixio na Várzea do Baixo Solimões: modernidade e tradição

Autores

  • Ana Gouvêa Bocchini Universidade Federal do Amazonas
  • Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.12.1-1

Palavras-chave:

relações de gênero, camponês amazônico, etnografia

Resumo

A mulher campesina tem conquistado visibilidade em alguns lugares da Amazônia. Nessa perspectiva, a partir do estudo etnográfico que vem sendorealizado desde 2011 na comunidade Santa Luzia da ilha do Baixio, na várzea do baixo Solimões, Amazonas, pretende-se levar o leitor a uma reflexão sobreo modo de vida da mulher campesina e suas articulações e reconfigurações a partir dos parâmetros da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gouvêa Bocchini, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam.

Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Professora-adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Como Citar

BOCCHINI, A. G.; SCHWEICKARDT, K. H. S. C. Mulheres de Santa Luzia da Ilha do Baixio na Várzea do Baixo Solimões: modernidade e tradição. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 12, n. 1, p. p. 15–39, 2013. DOI: 10.29327/233099.12.1-1. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/458. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos