Os conceitos e as ferramentas que explicam e dão sustentação às organizações de aprendizagem

Autores

  • Maria da Glória Vitório Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.8.2-8

Palavras-chave:

Conhecimento, Aprendizagem organizacional, Pensamento sistêmico.

Resumo

Com o fim do século XX, não parece haver dúvidas de que o conhecimento está na dianteira de todos os recursos organizacionais, redefinindo práticas e formas de atuação. O objetivo desta pesquisa bibliográfica consiste em examinar o trabalho desenvolvido por Peter Senge e outros acerca da necessidade do desenvolvimento de estratégias que propiciem o aprendizado organizacional nas empresas contemporâneas. Esta ferramenta está associada a práticas capazes de estimular as pessoas que trabalham nas empresas a compartilharem o conhecimento adquirido. Logo, as principais premissas para o desenvolvimento do ciclo de aprendizagem organizacional, no âmbito das instituições, decorrem da necessidade de desenvolver relacionamentos colaborativos, propósitos mútuos, visão sistêmica, fortes laços de confiança a fim de favorecer o compartilhamento de vivências e informação, como também, reconhecer a inevitável necessidade de mudar comportamentos e visões estagnadas. Diante destas perspectivas foi elaborada uma metodologia para aplicação da teoria explicitada em pesquisas acadêmicas e/ou técnicas.

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Biografia do Autor

Maria da Glória Vitório Guimarães

Mestre em Engenharia de Produção, Doutoranda em Psicologia, professora do Departamento de Administração/UFAM.

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Como Citar

GUIMARÃES, M. da G. V. Os conceitos e as ferramentas que explicam e dão sustentação às organizações de aprendizagem. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 8, n. 2, p. p. 127–147, 2012. DOI: 10.29327/233099.8.2-8. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/310. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos