Cartilha para Civilizar

Autores

  • Otoni Moreira de Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.9.2-5

Palavras-chave:

Manaus, Urbanismo, Século XIX

Resumo

Este ensaio pretende estabelecer uma discussão preliminar sobre tentativas de promover mudanças na paisagem urbana e nos traços culturais da cidade de Manaus, nas quatro primeiras décadas da segunda metade do século XIX. A partir do pressuposto de que somente após a instalação da província do Amazonas em 1.º de janeiro de 1852 é que se constituiu um corpo administrativo e recursos capazes de promover algumas intervenções na imagem da cidade. Entretanto, deve-se notar que os parcos recursos disponíveis não permitiam um planejamento apurado. Logo, as ações da administração local se limitavam a um conjunto de intervenções fragmentadas e sem continuidade, tendo de priorizar as necessidades mais urgentes e as determinações procedentes da corte. Contudo, estas características não deixam de definir um perfil das políticas públicas adotadas na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otoni Moreira de Mesquita

Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas, Brasil. otoni_mesquita@hotmail.com

Downloads

Como Citar

MESQUITA, O. M. de. Cartilha para Civilizar. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 9, n. 2, p. p. 85–110, 2013. DOI: 10.29327/233099.9.2-5. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/280. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos