Teoria crítica, educação e delinqüência política ou do cidadão mínimo e da tirania do mercado

Autores

  • José Alcimar de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.1.1-5

Palavras-chave:

Política educacional, formação, cultura, mercado, Estado mínimo

Resumo

Neste artigo, o autor discute, à luz da Teoria Crítica, como os espaços da política e da educação têm sido submetidos a um processo de delinqüência na tessitura social brasileira. A política sucumbiu à tirania social das leis impostas pelo mercado. A educação foi reduzida a um ensino tecnicista, superficial e burocrático, abdicou do seu necessário caráter formativo e converteu-se num verniz que a impede de atingir em profundidade os constitutivos essenciais da formação humana. Como contraponto à ideologia pós-moderna da razão instrumental e ao regime da se mi - cultura da indústria cultural, o autor apresenta a necessidade de se recuperar o potencial ético-pedagógico da razão iluminista, especialmente sob o ideário da Teoria Crítica.

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Biografia do Autor

José Alcimar de Oliveira

Mestre em Educação e professor do Departamento de Filosofia da Universidade do Amazonas.

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Como Citar

OLIVEIRA, J. A. de. Teoria crítica, educação e delinqüência política ou do cidadão mínimo e da tirania do mercado. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 1, n. 1, p. p. 63–71, 2012. DOI: 10.29327/233099.1.1-5. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/243. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos