Dimensão pedagógica da violência na formação do trabalhador amazonense

Autores

  • Marlene Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.4.1-3

Palavras-chave:

Trabalho e educação, violência cultural, cultura do trabalho

Resumo

O artigo trata de uma experiência popular e movimentos sociais no Amazonas, no período de 1979 a 1987, tendo por objetivos os agricultores, pescadores e os operários metalúrgicos amazonenses. Focaliza a violência – mecanismo inerente ao capital enquanto relação social – na sua dimensão educativa de formação de sujeitos sociais. Registra mudanças na linguagem, nos costumes e no saber, ou na cultura construída sobre o mundo da produção rural cabocla, que cedem lugar a atitudes, linguagens e conteúdos, ou a uma cultura própria da moderna produção industrial. A pedagogia da violência dirigida contra os trabalhadores amazonenses faz-se pedagogia da autoformação de uma classe trabalhadora que, aos poucos, reconhecesse por sujeito da produção de bens e de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RIBEIRO, M. Dimensão pedagógica da violência na formação do trabalhador amazonense. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 4, n. 1, p. p. 55–80, 2012. DOI: 10.29327/233099.4.1-3. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/210. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos