Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Resenhas ou respostas a resenhas publicadas devem ser enviadas em arquivo Word (.docx ou .doc).
  • O texto segue os padrões de formatação e citação bibliográfica descritos no item "Normas de publicação".

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

- Disponibilização de material para resenhas

Propostas de livros para resenha podem ser realizadas em fluxo contínuo. São aceitos como material para resenha livros, coletâneas e traduções comentadas sobre quaisquer aspectos relacionados com a antiguidade publicados exclusivamente em português e espanhol. Caso o interessado tenha uma publicação que não se enquadre nessas categorias, mas que julga pertinente para a missão editorial do Mundo Antigo em Resenha, os editores se colocam à disposição para discutir casos específicos. Em ambos os casos, autores e organizadores deverão entrar em contato através do e-mail rev.mund.ant.res@gmail.com. A lista com livros disponíveis para serem resenhados será amplamente divulgada em redes latino-americanas e luso-hispânicas de pesquisadores do mundo antigo, além de poder ser consultada no próprio site do Mundo Antigo em Resenha.

O tempo máximo entre a data de publicação da obra e a data de sua disponibilização para resenha não deverá exceder cinco anos. É imperativo que os interessados em submeter suas publicações para serem resenhadas disponibilizem uma cópia de sua obra para o resenhista. Note-se que o Mundo Antigo em Resenha só trabalha com obras digitais.

O Mundo Antigo em Resenha se compromete a realizar todo o processo editorial a partir da submissão do manuscrito pelo resenhista o mais rápido possível. Nossa expectativa é que todo o processo editorial, desde a designação do resenhista até a publicação da resenha, não extrapole o limite de um ano.

- Orientações para resenhistas

Serão aceitos como resenhistas pesquisadores com a titulação mínima de mestre. Resenhas ou respostas a resenhas publicadas devem ser enviadas em arquivo Word (.docx ou .doc) e conter no máximo cinco páginas A4, incluindo texto e notas de rodapé. A inclusão dos itens do sumário da obra é opcional. Caso o resenhista decida incluí-los, a lista deverá vir ao final do texto e não contará para o limite de cinco páginas. Manuscritos muito longos ou que não seguirem estritamente as orientações de formatação e padronização serão devolvidos para o resenhista para correção. Uma vez atribuída a obra para um resenhista, nossa expectativa é o que o autor da resenha submeta seu manuscrito dentro de no máximo seis meses a partir da data de recebimento do livro.

Espera-se que o autor da resenha:

- Ofereça um panorama geral da obra que indique seus conteúdos principais. Todavia, a resenha não deverá ser apenas um resumo do livro, mas uma análise crítica que avalie sua contribuição acadêmica de forma objetiva e justa. Nesse sentido, após a apresentação do livro, realize uma avaliação do material tendo em vista a relação entre argumentos e o uso das evidências que os sustentam, o diálogo da obra com o debate historiográfico atual sobre o tema em questão, possíveis erros factuais ou de tradução etc. Em todos os casos, é importante que o resenhista indique o impacto desses aspectos, sejam eles positivos ou negativos, na interpretação do assunto sobre o qual trata a publicação.

- No caso de coletâneas, apresente um panorama da obra e sua apreciação geral, mas restrinja-se a ressaltar os argumentos de destaque e as fragilidades mais sérias do volume.

- Não entregue o manuscrito sem uma rigorosa revisão de português ou espanhol ou fora de formatação e padronização.

- Não faça em hipótese alguma tanto comentários que ataquem a pessoa do autor da obra como críticas que não avaliam a obra pelo o que ela é, mas pelo o que você gostaria que ela fosse. Em outras palavras, aborde a obra de forma objetiva e construtiva.

A partir do momento em que o manuscrito for publicado, o autor deverá aguardar o período de 12 meses para se candidatar à redação de uma nova resenha.

- Processo editorial

Após a submissão, o manuscrito será avaliado pelos editores do Mundo Antigo em Resenha e por membros do Conselho Editorial com conhecimento no assunto da resenha. Os critérios de análise terão como base a qualidade e clareza da discussão realizada (ver seção “Orientações para resenhistas”). Caso a resenha esteja fora de padronização e formatação, apresente erros de português ou espanhol e problemas textuais mais sérios, ela será devolvida ao resenhista para que ele a revise. Haverá um esforço por parte dos editores em ajudar a melhorar manuscritos problemáticos, mas estes se reservam o direito de recusarem uma resenha após discussão coletiva do caso. O Mundo Antigo em Resenha se compromete a realizar todo o processo editorial o mais rápido possível a partir da submissão do manuscrito pelo resenhista. Nossa expectativa é que a resenha seja publicada dentro do prazo de seis meses.

- Formatação e padronização

O cabeçalho do texto deve ser redigido em fonte Georgia negrito tamanho 12 e deve conter a referência completa do livro de acordo com o modelo a seguir:

Marta Mega de Andrade (2002) A vida comum. Espaço, cotidiano e cidade na Atenas clássica. Rio de Janeiro: DP&A, 246p. ISBN: 85-7490-155-5

Deverá haver um espaço em branco (enter) e nas linhas seguintes, agora sem espaço em branco (enter), deverão ser indicados em uma linha debaixo da outra: o nome do resenhista (este item em itálico), sua instituição e seu email de contato. Essas linhas com informações pessoais devem vir em fonte tamanho 10 e alinhadas à direita.

Será aceita qualquer uma das ortografias usuais em português, mas as resenhas redigidas em espanhol deverão seguir a Ortografía de la lengua española (Real Academia Española-Asociación de Academias de la Lengua Española, 2010). Em ambos os casos, os resenhistas deverão seguir estritamente as regras de padronização e formatação aqui indicadas.

Caso o autor da resenha queira incluir outros elementos além de texto no manuscrito (ex: imagens e tabelas), a equipe editorial deverá ser contatada para discutir a questão. Note-se, contudo, que os direitos de propriedade intelectual de terceiros devem ser respeitados. Portanto, qualquer item adicional que não tenha sido produzido pelo próprio autor deverá vir acompanhado de permissão para uso, reprodução e publicação.

Os textos deverão ter margem superior e inferior de 2,5cm e esquerda e direita de 3cm. O espaçamento deve ser 1,5 entrelinhas com recuo de primeira linha em 1,5cm e corpo do texto justificado. A fonte deve ser Georgia tamanho 12.

Não faça muitas citações, nem citações muito longas. Caso seja necessário fazê-las, as citações com até três linhas devem estar no corpo do texto sem itálico, entre aspas duplas (“...”); já citações com mais de três linhas devem estar em fonte 10, espaçamento simples, com um espaço a mais (enter) antes e depois da citação para destacá-la do corpo do texto. Nesse caso, elas não devem conter recuo de primeira linha (abertura de parágrafo) nem estar entre aspas. Toda supressão de citação deve estar entre colchetes [...], bem como a inclusão em citações [abcde].

Evite ao máximo notas de rodapé, reservando-as apenas para explicações ou informações que julgar relevantes. Todas as notas de rodapé deverão vir preferencialmente depois de pontuação (vírgula, ponto final etc.).

Todas as referências devem ser indicadas em notas de rodapé. Use a seção “Bibliografia” como modelo/padrão de citação.

Títulos de artigos e capítulos de livros devem estar entre aspas duplas. Títulos de obras (livro, tese etc.), contudo, devem estar em itálico.

Não abrevie o sobrenome do autor do livro resenhado no corpo do texto.

- Bibliografia

Seguir os exemplos a seguir:

CONDILO, Camila. Resenha de Fabio Augusto Morales, A democracia ateniense pelo avesso: Os metecos e a política nos discursos de Lísias. São Paulo: EDUSP, 2014. Mare Nostrum, 8, 2017, p. 208-211.
GAMBON, Lidia (coor.) Un corpus olvidado: La tragedia fragmentaria y sus fuentes. Bahía Blanca: Editorial de la Universidad Nacional del Sur, 2021.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Uma morfologia da história: As formas da História Antiga. Politeia: História e sociedade, 3(2), 2003, p. 41-61.
OLIVEIRA, Gustavo Junqueira Duarte. Tradição épica, circulação da informação e integração cultural nos poemas homéricos. Tese de doutorado em História. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2015.
OLIVER, María Rosa; URBANO, Luciana. Mujeres reales entre lo instituido y lo instituyente: Alianzas matrimoniales y política estatal en la Mesopotamia paleobabilónica. In: VICENTE, Javier Justel; VENTURA, Agnès García (eds) Las mujeres en el Oriente cuneiforme. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2018, p. 347-374.
SINGER, Peter. Animal Liberation. 40th anniversary edition. 1st edition 1975. New York: Open Road Media, 2015.

Para citação de obras e autores antigos, use como referência os dicionários e links a seguir:

- Diccionario Griego-Español del CSIC: http://dge.cchs.csic.es/lst/lst1.htm
- Thesaurus Linguae Latinae: https://thesaurus.badw.de/en/tll-digital/index/a.html
- Egyptologists’ Electronic Forum (EEF): http://www.egyptologyforum.org/EEFrefs.html

Política de Privacidade

Nomes e endereços de email fornecidos ao Mundo Antigo em Resenha serão utilizados única e exclusivamente para os propósitos da revista e não serão disponibilizados a terceiros para qualquer outra finalidade.