Código Ético
O Mundo Antigo em Resenha está comprometido em realizar seu trabalho dentro dos padrões éticos mais elevados de práticas editoriais. Portanto, tomará todas as medidas ao seu alcance para combater quaisquer condutas indevidas ou duvidosas em termos de publicação.
Nesse sentido, todos os resenhistas devem manifestar a existência de conflito de interesse real ou potencial o mais rápido possível. Conflitos de interesse são aqui entendidos como relações ou situações que possam exercer algum tipo de influência indevida em decorrência de sua resenha, como ganhos financeiros, vantagens pessoais ou profissionais, dentre outras. Resenhistas também devem se comprometer em submeter trabalhos originais, que representem suas próprias ideias e que não sejam copiados em todo ou em parte de outros trabalhos. Caso percebam erros significativos em sua publicação, os resenhistas devem notificar imediatamente os editores. Isso também envolverá a colaboração do autor na publicação de erratas, adendos, correções ou mesmo retratação da resenha caso seja necessário.
Em contrapartida, o Mundo Antigo em Resenha se compromete com uma apreciação justa e objetiva dos trabalhos submetidos e com a prevenção de conflitos de interesse entre todas as partes envolvidas no processo editorial: editores, resenhistas e autores de livros. O compromisso de agir de forma balanceada, transparente e justa também implica não discriminar obras de nenhum autor ou manuscrito de nenhum resenhista por conta de seu gênero, orientação sexual, religião, crenças políticas, origem étnica ou geográfica.
Quaisquer questões relativas ao descumprimento das normas aqui estabelecidas deverão ser encaminhadas diretamente para a editora chefe que se compromete em tentar resolver o problema da maneira mais ágil possível em conjunto com os outros editores do Mundo Antigo em Resenha. Reclamações contra editores do Mundo Antigo em Resenha também deverão ser realizadas junto à editora chefe. Caso a denúncia seja contra a editora chefe, a queixa deverá ser endereçada aos demais editores da revista que, colegiadamente, darão os encaminhamentos devidos à alegação.
Todas as denúncias de má conduta deverão ser acompanhadas de evidências e os acusados terão ampla oportunidade de defesa. O Mundo Antigo em Resenha se compromete a lidar com ambos os lados de forma construtiva, ágil e cortês. Esperamos de todas as partes envolvidas que qualquer alegação não se dissemine para além daqueles que precisam realmente saber das investigações enquanto elas estiverem em curso. Para além nas normas esboçadas aqui, as investigações seguirão as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).