A História em Quadrinhos como proposta didática para o ensino de Química Orgânica: um relato de experiência
Comics as a didactic proposal for the teaching of Organic Chemistry: an experience report
Palabras clave:
Histórias em quadrinhos, Ensino de Química, Química Orgânica, Poluição Ambiental, Estágio curricular, Comics, Teaching Chemistry, Organic Chemistry, Curricular internshipResumen
Este trabalho é fruto da vivência de um discente do curso de licenciatura em Química que, após a sua experiência e observações no estágio supervisionado, resolveu desenvolver como proposta didática a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso educacional sobre a temática ambiental dentro da disciplina de Química Orgânica na 3º série do Ensino Médio. Dessa maneira, o relato de experiência teve como objetivo descrever as potencialidades e desafios sobre a construção de uma proposta utilizando as HQs. Para esse trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica com caráter exploratório com o objetivo de se aprofundar no estudo da temática ambiental e da criação das HQs. Diante disso, essa proposta se mostra relevante em sala de aula ao possibilitar a interação entre alunos e professores e de garantir o conhecimento científico para os alunos de maneira mais acessível.
Descargas
Citas
ALVES, T.R.S. Os objetos de aprendizagem no ensino de química: um levantamento exploratório junto a professores do ensino médio. Scientia Naturalis, v. 2, n. 2, p. 508-524, 2020
ASSIS, L. M.; MARINHO, E. S. História em quadrinhos: um gênero para sala de aula. In: Lúcia Maria de Assis; Elyssa Soares Marinho. (Org.). História em quadrinhos: um gênero para sala de aula. 01ed.São Paulo: Edgar Blucher, 2016, v. 01, p. 115-125
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Química. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2004.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Brasília, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUERREIRO, C.; SOUSA, M. J. As atividades lúdicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Biblioteca digital. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/13899 < 2016. Acesso em: 10 out 2020
LACERDA, C. C.; SEPEL. L. M. N.; FELKEMBACH, G. M. Toondoom: O uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores. Imagem da educação, v. 7, n. 3, p. 63-73, 2017.
LEITE, B. S. Histórias em quadrinhos e ensino de Química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Ludus Scientiae, v.1, n. 1, p. 50-74, 2017.
DE LIMA, D. S.; YAMAGUCHI, K. K. DE L. Desafios e dificuldades na prática docente: relato de experiência das atividades vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino em Ciências. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, v. 2, n. 1, p. 63-69, 26 maio 2020.
MESQUITA NETO, M. C.; FREATO, L.; SAMPAIO, R. T. P.; SILVA, S. H. P.; SILVA, M. R. C. Educação ambiental no ensino de Química: importância da abordagem de questões ambientais no ensino superior. Espacios (Caracas), v. 39, p. 4-14, 2018.
MIGUÊZ, L. S.; PEREIRA, M. G.; ARAUJO, G. C. Aplicação de uma História em Quadrinhos Para o Ensino e Aprendizagem de Conteúdos Relacionados ao Ciclo do Nitrogênio e o Princípio de Le Chatelier. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 32674-32699, 2019.
PAIVA, A. L. R. de; CABRAL, J. J. da S. P.; MONTENEGRO, S. M. G. L.; COSTA SOBRINHO, A.F. Aumento do risco de salinização da água subterrânea na planície do Recife devido à elevação do nível do mar. In: XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo, SP: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, 2014. p. 1-14
PASSOS, L. A.; VIEIRA, M. S. de P. A contribuição do gênero história em quadrinhos para o desenvolvimento da leitura. Anais do IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2014
PRADO, A. G. S. Química verde, Os desafios da Química do novo milênio. Química Nova, v. 26, n. 5, p. 738-744, 2003.
ROYER, M. R.; SANTOS, D. M. Análise da percepção dos alunos sobre a Química verde e a educação ambiental no ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2, p. 142-164.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).