A História em Quadrinhos como proposta didática para o ensino de Química Orgânica: um relato de experiência

Comics as a didactic proposal for the teaching of Organic Chemistry: an experience report

Autores

  • Lucas Lial da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Thiago Rodrigues de Sá Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC
  • Luiz Felipe Santoro Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Ensino de Química, Química Orgânica, Poluição Ambiental, Estágio curricular, Comics, Teaching Chemistry, Organic Chemistry, Curricular internship

Resumo

Este trabalho é fruto da vivência de um discente do curso de licenciatura em Química que, após a sua experiência e observações no estágio supervisionado, resolveu desenvolver como proposta didática a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso educacional sobre a temática ambiental dentro da disciplina de Química Orgânica na 3º série do Ensino Médio. Dessa maneira, o relato de experiência teve como objetivo descrever as potencialidades e desafios sobre a construção de uma proposta utilizando as HQs. Para esse trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica com caráter exploratório com o objetivo de se aprofundar no estudo da temática ambiental e da criação das HQs. Diante disso, essa proposta se mostra relevante em sala de aula ao possibilitar a interação entre alunos e professores e de garantir o conhecimento científico para os alunos de maneira mais acessível.

Biografia do Autor

Lucas Lial da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em licenciantura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Química pela Faculdade Mercúrio (2015).

Thiago Rodrigues de Sá Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luiz Felipe Santoro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

ALVES, T.R.S. Educação de jovens e adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2016.

ALVES, T.R.S. Os objetos de aprendizagem no ensino de química: um levantamento exploratório junto a professores do ensino médio. Scientia Naturalis, v. 2, n. 2, p. 508-524, 2020
ASSIS, L. M.; MARINHO, E. S. História em quadrinhos: um gênero para sala de aula. In: Lúcia Maria de Assis; Elyssa Soares Marinho. (Org.). História em quadrinhos: um gênero para sala de aula. 01ed.São Paulo: Edgar Blucher, 2016, v. 01, p. 115-125

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Química. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2004.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Brasília, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUERREIRO, C.; SOUSA, M. J. As atividades lúdicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Biblioteca digital. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/13899 < 2016. Acesso em: 10 out 2020

LACERDA, C. C.; SEPEL. L. M. N.; FELKEMBACH, G. M. Toondoom: O uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores. Imagem da educação, v. 7, n. 3, p. 63-73, 2017.

LEITE, B. S. Histórias em quadrinhos e ensino de Química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Ludus Scientiae, v.1, n. 1, p. 50-74, 2017.

DE LIMA, D. S.; YAMAGUCHI, K. K. DE L. Desafios e dificuldades na prática docente: relato de experiência das atividades vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino em Ciências. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, v. 2, n. 1, p. 63-69, 26 maio 2020.

MESQUITA NETO, M. C.; FREATO, L.; SAMPAIO, R. T. P.; SILVA, S. H. P.; SILVA, M. R. C. Educação ambiental no ensino de Química: importância da abordagem de questões ambientais no ensino superior. Espacios (Caracas), v. 39, p. 4-14, 2018.

MIGUÊZ, L. S.; PEREIRA, M. G.; ARAUJO, G. C. Aplicação de uma História em Quadrinhos Para o Ensino e Aprendizagem de Conteúdos Relacionados ao Ciclo do Nitrogênio e o Princípio de Le Chatelier. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 32674-32699, 2019.

PAIVA, A. L. R. de; CABRAL, J. J. da S. P.; MONTENEGRO, S. M. G. L.; COSTA SOBRINHO, A.F. Aumento do risco de salinização da água subterrânea na planície do Recife devido à elevação do nível do mar. In: XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo, SP: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, 2014. p. 1-14

PASSOS, L. A.; VIEIRA, M. S. de P. A contribuição do gênero história em quadrinhos para o desenvolvimento da leitura. Anais do IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2014

PRADO, A. G. S. Química verde, Os desafios da Química do novo milênio. Química Nova, v. 26, n. 5, p. 738-744, 2003.

ROYER, M. R.; SANTOS, D. M. Análise da percepção dos alunos sobre a Química verde e a educação ambiental no ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2, p. 142-164.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

SILVA, L. L. da .; ALVES, T. R. de S. .; DANTAS, L. F. S. A História em Quadrinhos como proposta didática para o ensino de Química Orgânica: um relato de experiência: Comics as a didactic proposal for the teaching of Organic Chemistry: an experience report. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 68–79, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8203. Acesso em: 20 abr. 2024.