PEQUENOS CIENTISTAS – O USO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA CIÊNCIAS
Keywords:
Alfabetização científica, Ensino investigativo, Ensino de ciênciasAbstract
Constantemente jovens questionam a natureza e buscam entender como funciona cada elemento presente na vida com questões e testes simples, como observar o bater de asas de um pássaro para responder o porquê os aviões podem voar, por exemplo. O que esses mesmos jovens não sabem é que já praticam a ciência, bastando apenas um direcionamento para que possam começar uma iniciação cientifica. O projeto Pequenos Cientistas busca por meio do ensino por investigação, fazer o aluno assumir uma postura de pesquisador e desenvolver um projeto que reforce seu aprendizado, sem que precise receber as informações diretamente do professor, que assumirá o papel de mediador e direcionador, estimulando a iniciação cientifica e possibilitando um melhor desempenho em sua alfabetização cientifica. O projeto tem como público alvo alunos de 6º e 7º ano e visa proporcionar oficinas e trabalhos que estimulem o seu desenvolvimento acadêmico e cientifico em três fases. Na primeira fase, os alunos tem acesso aos conteúdos de revistas científicas, onde conhecem, por meio da linguagem adaptada a idade, como se constrói um artigo científico, para que possam escolher seus temas e iniciar seus próprios projetos, a partir da segunda fase, se iniciam oficinas de diversos conteúdos, ministradas por tutores, visando mostrar na prática, como funcionam as pesquisas científicas, e na terceira fase, após finalizar todos os projetos e oficinas, os alunos criam uma revista científica a nível escolar, para divulgarem o que fizeram durante o período do projeto e seus trabalhos. O projeto ainda em curso, trata-se inicialmente, de uma pesquisa empírica que servirá como piloto para futuras aplicações e vem sendo desenvolvido com alunos do 6° ano da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto. As atividades se estruturam metodologicamente na observação, produção de materiais didáticos e em oficinas de compostagem, microbiologia e robótica. Pretende-se com isso estimular o processo investigativo dos estudantes. Ao final, iremos aplicar um questionário visando levantar dados acerca da aprendizagem do ensino de Ciências, que busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem e influência numa cultura científica no âmbito escolar garantindo a alfabetização científica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).