O USO DE ALIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Recurso Didático, Ensino de Ciências, AprendizagemResumo
O ato de alimentar-se tem em si uma importância para a sobrevivência humana, o alimento, que é fonte de energia para o nosso organismo, vai além de suas funções orgânicas se tornando um aliado para convenções sociais, então por que não utilizá-lo como um recurso? É de extrema importância que domine tal recurso comestível, pois pode facilmente se tornar um mero lanche. Partindo deste ponto, desenvolveu-se um trabalho utilizando um bolo para aula de Ciências. Por ser de fácil acesso, custo e manuseio, tal alimento torna-se um importante modelo para o conteúdo de Biologia Celular. Materiais de baixo custo podem ser utilizados, como a pasta americana, que torna o ato de construir e nomear organelas em algo divertido e efetivo, uma cobertura como citoplasma e o bolo como base para a montagem da célula, que pode ser construída em conjunto com os alunos na cantina da escola, ou em sala, tomando os devidos cuidados com a higiene do ambiente. O uso do recurso didático traz vários benefícios, é onde o professor leva o que está no livro para a realidade do aluno em uma escala maior; assim, a participação direta do educando na montagem do recurso trás uma aprendizagem mais efetiva. Portanto, a partir desse trabalho busca-se criar o envolvimento do aluno com o recurso para despertar a curiosidade, questionamentos e uma maior vontade de participar das atividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).