O USO DE ALIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Ithalo Gomes de Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Izaque Willami Andre Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Recurso Didático, Ensino de Ciências, Aprendizagem

Resumo

O ato de alimentar-se tem em si uma importância para a sobrevivência humana, o alimento, que é fonte de energia para o nosso organismo, vai além de suas funções orgânicas se tornando um aliado para convenções sociais, então por que não utilizá-lo como um recurso? É de extrema importância que domine tal recurso comestível, pois pode facilmente se tornar um mero lanche. Partindo deste ponto, desenvolveu-se um trabalho utilizando um bolo para aula de Ciências. Por ser de fácil acesso, custo e manuseio, tal alimento torna-se um importante modelo para o conteúdo de Biologia Celular. Materiais de baixo custo podem ser utilizados, como a pasta americana, que torna o ato de construir e nomear organelas em algo divertido e efetivo, uma cobertura como citoplasma e o bolo como base para a montagem da célula, que pode ser construída em conjunto com os alunos na cantina da escola, ou em sala, tomando os devidos cuidados com a higiene do ambiente. O uso do recurso didático traz vários benefícios, é onde o professor leva o que está no livro para a realidade do aluno em uma escala maior; assim, a participação direta do educando na montagem do recurso trás uma aprendizagem mais efetiva. Portanto, a partir desse trabalho busca-se criar o envolvimento do aluno com o recurso para despertar a curiosidade, questionamentos e uma maior vontade de participar das atividades.

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Publicado

2021-06-23

Como Citar

DE LIMA, I. G.; FERREIRA, I. W. A. O USO DE ALIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. esp., p. 15, 2021. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8695. Acesso em: 4 out. 2022.