A Educação Nutricional como disciplina pedagógica na educação infantil

Nutritional Education as pedagogical discipline in childhood education

  • Raquel Peres de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
  • Rainara de Souza Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
  • Sergio de Almeida Matos Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
  • Luciene Peres Figueira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
  • Naiane Silva da Conceição Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
  • Regina Coeli da Silva Vieira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
Palavras-chave: Educação nutricional, Educação infantil, Atividades lúdicas, Disciplina pedagógica de ensino, Bons hábitos alimentares

Resumo

Objetivou-se demonstrar a importância da educação nutricional, no âmbito escolar infantil, como disciplina pedagógica de ensino. Delineou-se por meio de experiência vivenciada no estágio de Unidade de Alimentação e Nutrição I (UAN) na Escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo com crianças em idade de 06-12 anos cursando do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, no período de 23 de setembro a 25 de outubro de 2019. Realizada por meio de palestras lúdicas e dinâmicas para avaliar a aprendizagem. Os resultados foram satisfatórios, mediante ao que foi aplicado de feedback positivo. Portanto podemos afirmar que educação nutricional tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem para a formação de bons hábitos alimentares na infância.

Publicado
2020-12-22
Como Citar
OLIVEIRA, R. P. DE; OLIVEIRA, R. DE S.; MATOS, S. DE A.; FIGUEIRA, L. P.; CONCEIÇÃO, N. S. DA; VIEIRA, R. C. DA S. A Educação Nutricional como disciplina pedagógica na educação infantil: Nutritional Education as pedagogical discipline in childhood education. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, v. 2, n. 2, p. 35-49, 22 dez. 2020.