A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Flávia Durães Freitas
  • Francely Aparecida dos Santos UNIMONTES

Resumo

Este artigo apresenta como temáticas a formação de professores e a Educação Infantil, e foi orientado pela problemática sobre “a contribuição da formação continuada dos professores da Educação Infantil, em serviço”. Como objetivo elegemos o de analisar as contribuições da formação continuada em serviço para a prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, de um Cemei, em Montes Claros/MG. Utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura e a pesquisa de campo que teve como Lócus um Cemei da cidade de Montes Claros/MG. Como instrumento de coleta de informações realizamos a observação da formação continuada e entrevistas semiestruturadas com três professoras e a supervisora do Cemei, que foi o campo da pesquisa. Com a realização da pesquisa conseguimos alcançar parcialmente os nossos objetivos, pois conforme dito pelas professoras e a supervisora, não há formação continuada na escola campo da pesquisa, porém elas consideram essa formação muito importante para melhoria de suas práticas pedagógicas em sala de aula, evidenciando assim a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada em serviço. Educação

Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Durães Freitas

Egressa do curso de pedagogia UNIMONTES

Francely Aparecida dos Santos , UNIMONTES

Profa. Dra. Do Programa de Pós Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da UNIMONTES

Downloads

Publicado

2021-01-01