PERSPECTIVAS E PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA AMAZÔNIA
Resumo
O artigo discorre uma análise crítica das perspectivas e vislumbrações sobre práticas ambientais de educadores em formação no curso de Pedagogia de uma universidade federal no Alto Solimões, região coberta pelo bioma da Amazônia com uma rica biodiversidade. Os resultados são decorrentes de um estudo de caso qualitativo, destacam as diferentes percepções dos sujeitos graduandos em relação às possíveis práticas ambientais a serem desenvolvidas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e suas perspectivas como futuros educadores de crianças em fase inicial da educação escolar. Os sujeitos apresentam visões aproximadas e algumas com mais coerência com os pensamentos contemporâneos da educação ambiental e formação ecológica. Suas perspectivas apontam a percepção de possibilidades para a realização de um trabalho docente mais pautado na perspectiva de preservação e conservação ambiental em defesa da natureza e da humanidade que faz parte dela.
Palavras-chave: Educador. Formação. Educação Ambiental. Amazônia.