A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA ATUAÇÃO DOS DOCENTES: REFLEXÕES ACERCA DO TEMA EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO ESTADO DO ACRE, BRASIL
Resumo
O presente estudo abordará a respeito de um trabalho investigativo, desenvolvido dentro de algumas Escolas da Rede Pública do Estado do Acre. O estudo aborda sobre a necessidade de refletirmos a respeito da atuação dos professores da Rede pública do estado, no que diz respeito a forma com que cada um tem ensinado a Educação Ambiental para os seus alunos. Para realização do trabalho adotou-se uma metodologia de entrevistas semiestruturadas, realizou-se ainda uma escolha aleatória para a escolha dos docentes de diferentes áreas de ensino, em diferentes escolas, em seguida, buscou-se entender e ao mesmo mapear quais o conhecimento de cada professor à cerca deste assunto, ademais, os docentes se dispuseram a responder as entrevistas. Assim, após análises dos dados tornou-se possível inferir que a maioria dos docentes entrevistados desconhecem ou não abordam sobre a Educação Ambiental em suas práticas de ensino, e, pouco tem se realizado em relação as práticas de ensino que façam menção sobre este tema, deixando assim uma lacuna na cabeça do aprendiz, no processo de ensino e aprendizagem de Educação Ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Rede Pública de Ensino; Meio Ambiente