Um bom aprendiz de língua chinesa como língua adicional em Moçambique: sua autonomia e estratégias de aprendizagem

Autores

  • Sónia Sara Cumbe Universidade Rovuma

Resumo

Este artigo investiga a autonomia e as estratégias de aprendizagem utilizadas por um bom aprendiz de língua chinesa no curso de Licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa da Universidade Rovuma. Este estudo tem por objetivos verificar os indícios de autonomia do participante da pesquisa a respeito da aprendizagem de língua chinesa como língua adicional, identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelo aprendiz e analisar a relação entre o aprendiz, sua autonomia e estratégias de aprendizagem. Esta pesquisa parte de bases teóricas da Linguística Aplicada: a pesquisa sobre o bom aprendiz de Rubin (1975);  autonomia tomando por base os estudos de Domiciano e Santos (2003) e as estratégias de aprendizagem de línguas apresentadas por Rose (2010). Quanto à metodologia, este estudo é qualitativo (FLICK, 2007) de carácter interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), além de ser um estudo de caso (STAKE, 2005) e teve como participante um aluno com o melhor desempenho. Foram utilizados instrumentos como entrevista semiestruturada, aplicação de questionário misto e narrativas escritas para a geração dos dados (VIEIRA ABRAHÃO, 2010). Os dados indicam que o participante é um aprendiz autônomo com responsabilidade e autoridade sobre seu aprendizado, uma vez que utiliza várias estratégias de aprendizagem, dentre elas, estratégias cognitivas de repetição e memorização, estratégias sociais onde se destaca o uso de interações sociais com os falantes nativos e estratégias metacognitivas através de plano de estudo diário, demonstrando saber por quais meios deve alcançar bons resultados.

Palavras-chave: Autonomia. Estratégia de aprendizagem. Bom aprendiz. Língua Chinesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sónia Sara Cumbe, Universidade Rovuma

Licenciada em Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade Pedagógica de Moçambique e, Mestre em Administração e Gestão Educacional. Docente de graduação, curso de Licenciatura em Ensino de Inglês, na Universidade Rovuma, actua nas disciplinas de Historia da língua Inglesa e Técnicas de expressão em língua Inglesa. Áreas de interesse: Linguagem, sociedade e Cultura.

Downloads

Publicado

2025-01-08