EMPREGO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Angola)
Resumo
O presente artigo tem como objectivo propor procedimentos didáctico-metodológicos que contribuam ao processo de ensino-aprendizagem na resolução de equações das cônicas (elipses) com o emprego do software GeoGebra na disciplina Geometria Analítica, tendo em conta como premissa o papel essencial das tecnologias na actualidade. O estudo foi predominantemente qualitativo, no qual se seleccionaram 25 estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Educação - Ensino da Matemática e 6 professores do Departamento de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências da Educação na cidade do Sumbe. O material empírico foi organizado e analisado tendo em conta as fases: a) organização e planificação, b) execução e c) avaliação e controlo das situações didáctica, as quais revelam o percurso da pesquisa na práctica pedagógica. Se aplicou questionário aos professores e estudantes seleccionados e entrevista a estes últimos, o que permitiu realizar uma triangulação metodológica dos resultados obtidos. Estes evidenciam que o GeoGebra contribui de forma positiva ao processo de ensinoaprendizagem dos conteúdos geométricos referidos à elipse, tendo em conta que se comprovou que torna mais compreensível o estudo de ditos conteúdos, vinculando de forma mais efectiva a teoria com a práctica. Todavia se reconhece a necessidade de continuar aprofundando no emprego deste software para o tratamento didáctico-metodológico de outros temas de interesses na Geometria.
Palavras-chave: Tecnologias informáticas. Ensino da Matemática. Geometria Analítica. Software GeoGebra