EMPREGO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Angola)

Autores

  • Baptista Manuel João
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Resumo

O presente artigo tem como objectivo propor procedimentos didáctico-metodológicos que contribuam ao processo de ensino-aprendizagem na resolução de equações das cônicas (elipses) com o emprego do software GeoGebra na disciplina Geometria Analítica, tendo em conta como premissa o papel essencial das tecnologias na actualidade. O estudo foi predominantemente qualitativo, no qual se seleccionaram 25 estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Educação - Ensino da Matemática e 6 professores do Departamento de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências da Educação na cidade do Sumbe. O material empírico foi organizado e analisado tendo em conta as fases: a) organização e planificação, b) execução e c) avaliação e controlo das situações didáctica, as quais revelam o percurso da pesquisa na práctica pedagógica. Se aplicou questionário aos professores e estudantes seleccionados e entrevista a estes últimos, o que permitiu realizar uma triangulação metodológica dos resultados obtidos. Estes evidenciam que o GeoGebra contribui de forma positiva ao processo de ensinoaprendizagem dos conteúdos geométricos referidos à elipse, tendo em conta que se comprovou que torna mais compreensível o estudo de ditos conteúdos, vinculando de forma mais efectiva a teoria com a práctica. Todavia se reconhece a necessidade de continuar aprofundando no emprego deste software para o tratamento didáctico-metodológico de outros temas de interesses na Geometria.  

Palavras-chave: Tecnologias informáticas. Ensino da Matemática. Geometria Analítica. Software GeoGebra

Biografia do Autor

Baptista Manuel João

Mestre em Ciências de Educação ao Ensino da Matemática, professor assistente no Instituto superior de Ciências de Educação do Sumbe /Angola.  

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Doutor em Educação para a Ciência, Professor do Magistério Superior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/Minas Gerais/Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-05