ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM USO DAS TIC`S EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA NO COLEGIO BATISTA DE SANTARÉM

Autores

  • Carlos Cleivson Ferreira da Silva UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro UFOPA

Resumo

O artigo objetiva descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado III – Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes não Escolares, do Curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. As atividades foram realizadas durante a prática de estágio supervisionado numa escola privada na cidade de Santarém/Pará. Estas ocorreram no laboratório de Informática da Escola Batista de Santarém, localizada em Santarém/PA, no período 01 de fevereiro à 09 de abril de 2021. No âmbito didático, foi elaborado um plano de trabalho com os professores da escola e também com o corpo pedagógico, para se definir quais seriam as formas de auxiliar e integrar os recursos tecnológicos nas atividades de regência e uso dos espaços disponíveis para as atividades, neste caso o ambiente virtual de aprendizagem, pois estávamos em plena Pandemia da Covid 19. Essa pesquisa descritiva desenvolvida em três etapas, a saber: observação, gerenciamento de laboratório de Informática e regência com as turmas da referida escola, tendo referencial bibliográfico que abordou a utilização das tecnologias digitais aplicadas no Laboratório de Informática afim de desenvolver atividades com o uso dos softwares e ferramentas educacionais, com vistas a potencializar o uso das TICs no processo do ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. TIC’s. Cultura Macker. Laboratório de Informática. Softwares Educacionais.                     

Biografia do Autor

Carlos Cleivson Ferreira da Silva, UFOPA

Graduando de licenciatura em Informática Educacional, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Tania Suely Azevedo Brasileiro, UFOPA

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (título revalidado na FE/USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Ambiental e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA), do doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSNDUFOPA) e do doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/EDUCANORTE), assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (2020-2022). Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-01-05