CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: UMA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL ABNEGADA (MOÇAMBIQUE)
Resumo
Nos últimos anos, estudos sobre a infância buscam compreender os modos de ser criança através do cotidiano e contextos específicos dos países as quais pertencem, colocando-a como protagonista da sua trajectória e abordando o termo infância dentro do contexto real. Esta pesquisa apresenta uma análise da concepção de infância construída no decorrer do ano 2019, apontando para a concepção percebida actualmente, de forma a procurar contemplar neste estudo a trajetória da infância em Moçambique. As crianças moçambicanas, por sua vez, são postas como “fora do lugar” por não seguirem os padrões e normas das crianças dos paises desenvolvidos. Através do diálogo com autores da infância e educação, algumas inquietações foram surgindo, trazendo a questão o que é o ser criança em família moçambicana. Nesse sentido, destacar a realidade do trabalho infantil no bairro do Aeroporto B, cidade de Maputo, significa ter contacto com modos de vida das diferentes famílias que promovam relações dialógicos. O objectivo aqui é discutir sobre a infância moçambicana na família e educação infantil. A pesquisa qualitativa de campo ocorreu no bairro do Aeroporto B cidade de Maputo, em Moçambique, durante um período de 6 meses. As narrativas utilizadas trazem experiências, actividades e ambientes de significação das crianças nesta pesquisa, como sua família, bairro e escola. Considera-se o uso da técnica de entrevista como instrumento articulador com criança, além da necessidade de pesquisa construir o modo como a infância é abordada de maneira geral, e sem a observância do espaço e ambiente específicos contextualizado.
Palavras Chave: Concepção de infância, Moçambique.