A PERCEPÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO

著者

  • Cassiane Barroso dos Anjos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Osvanda Silva de Moura Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Narcísio Costa Bigio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

要旨

O conhecimento de Botânica é de grande relevância devida à importância das plantas na manutenção da vida. Porém, observa-se que os conteúdos voltados para esta disciplina muitas vezes são poucos ministrados nas escolas, e atualmente, no ensino fundamental e médio há uma carência na aprendizagem, devido ao fato de que muitas vezes é ministrado aos alunos apenas como um conteúdo estritamente teórico. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivos, investigar metodologias aplicadas ao ensino de Biologia avaliando a percepção dos alunos de como está sendo ministradas as aulas de Botânica no ensino médio, identificando tendências e apontando possíveis recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Assim, foi aplicado no período de 2018 a 2019 um questionário para quatro turmas do segundo ano do ensino médio, numa escola estadual da cidade de Porto Velho – Rondônia. O questionário abrangeu um total de 82 alunos, e as respostas indicaram que a formação de afinidade dos discentes com as disciplinas depende crucialmente de como o professor aborda os conteúdos, além de sua maneira de conduzir a aula. Os alunos estão buscando sempre que o professor possa facilitar o aprendizado, explicando de maneira clara e com uma dinâmica que possa atender a compreensão dos discentes. Ao todo conclui-se que o ensino de Biologia, especificamente os conteúdos de Botânica necessitam instigar a relação do homem com a natureza utilizando metodologias inovadoras nas aulas teóricas e práticas.

Palavras-chave: Educação Básica. Conhecimento botânico. Cegueira Botânica

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Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia

(UNIR), BR 364, KM 9,5 Porto Velho, RO, Brasil.

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Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia

(UNIR), BR 364, KM 9,5 Porto Velho, RO, Brasil.

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Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

 Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

 BR 364, KM 9,5, Porto Velho, RO, Brasil

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出版済

2021-07-01