A INVISIBILDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES CONTEMPORÂNEOS
要旨
O presente trabalho problematiza como a educação escolar quilombola se manifesta nos documentos curriculares contemporâneos (Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular do Estado do Pará). A pesquisa é de natureza qualitativa e se configura como documental e utilizou a técnica da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Constata que a educação escolar quilombola se manifesta como um objeto de estudo dentro das habilidades dos componentes curriculares, não comtemplando o conjunto de princípios e fundamentos que constituem essa modalidade de ensino e definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação escolar quilombola. Conclui que as redes de ensino devem materializar em seus currículos e no projeto político-pedagógicos das escolas, as conquistas e os avanços no que se refere às políticas educacionais para os povos quilombolas, centralmente sintetizadas na Resolução CNE/CEB n° 8 de 20 de novembro de 2012, que representa um marco histórico e político, em defesa da garantia da escolarização para atender a especificidade dos modos e vida e cultura desses povos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação escolar quilombola. Diretrizes Curriculares Nacionais. Invisibilidade.