A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS – BIOLOGIA E QUÍM

著者

  • Rúbia Darivanda da Silva Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará – UFPA

要旨

Neste artigo, relatamos e discutimos experiência vivenciada durante o desenvolvimento da disciplina Prática de Ensino de Ciências II, junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de Humaitá. Na disciplina, enfatizamos o conteúdo programático referente aos Temas Transversais, os quais foram desenvolvidos sob a forma de projetos de extensão em escolas públicas do município, promovendo, assim, a parceria entre Universidade e Escola, além de propiciar aos licenciandos a oportunidade inicial de interação com seu futuro campo de atuação profissional. Como resultado, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos na escola continham propostas metodológicas e didáticas de ensino que posteriormente poderão ser desenvolvidas pelos docentes. Além disso, todos os projetos foram finalizados na forma de artigos científicos e estão sendo apresentados em eventos acadêmicos da região. Concluímos que a inserção dos futuros professores na escola foi de fundamental importância para o aprendizado e para a formação inicial dos acadêmicos, que puderam vivenciar e conhecer a realidade no ambiente escolar. Além disso, puderam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e, principalmente, para o seu próprio aprendizado.

Palavras chave: Ensino de Ciências. Temas Transversais. Formação Docente.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Curso em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC/UFMT/UFPA/UEA

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA

##submission.authorWithAffiliation##

 Doutora pelo Curso de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade Federal do Pará – UFPA. Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01