A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS – BIOLOGIA E QUÍM
Resumen
Neste artigo, relatamos e discutimos experiência vivenciada durante o desenvolvimento da disciplina Prática de Ensino de Ciências II, junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de Humaitá. Na disciplina, enfatizamos o conteúdo programático referente aos Temas Transversais, os quais foram desenvolvidos sob a forma de projetos de extensão em escolas públicas do município, promovendo, assim, a parceria entre Universidade e Escola, além de propiciar aos licenciandos a oportunidade inicial de interação com seu futuro campo de atuação profissional. Como resultado, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos na escola continham propostas metodológicas e didáticas de ensino que posteriormente poderão ser desenvolvidas pelos docentes. Além disso, todos os projetos foram finalizados na forma de artigos científicos e estão sendo apresentados em eventos acadêmicos da região. Concluímos que a inserção dos futuros professores na escola foi de fundamental importância para o aprendizado e para a formação inicial dos acadêmicos, que puderam vivenciar e conhecer a realidade no ambiente escolar. Além disso, puderam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e, principalmente, para o seu próprio aprendizado.
Palavras chave: Ensino de Ciências. Temas Transversais. Formação Docente.