ESCOLHA PROFISSIONAL E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
要旨
A decisão por uma profissão não é uma tarefa fácil em decorrência de muitas dúvidas e conflitos pessoais, familiares e sociais. No momento da escolha de uma profissão, são muitos os questionamentos a serem respondidos e avaliados com muita cautela, pois, é uma decisão que, influenciará o projeto de vida do sujeito. Assim, entende-se que, a escolha da profissão é um momento muito importante na vida do ser humano. Este trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado intitulada: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E OS SABERES DOCENTES PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: um estudo com os egressos do curso de Pedagogia da UFAM Campus de Humaitá. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as influências na escolha profissional de professores egressos do Curso de Pedagogia da UFAM, Campus de Humaitá, bem como a percepção dos sujeitos sobre a atuação na docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada na pesquisa foi à qualitativa. Para obtenção dos dados utilizou-se entrevista que foram realizadas com 7 professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Humaitá-AM. A partir dos resultados apresentados, que o processo da escolha profissional é permeado por características sociais, culturais, econômicas e associadas às representações sociais da carreira profissional. A pesquisa sinalizou ainda que, na escolha profissional da maioria das professoras participantes houve influencia familiar, aliados também ao interesse pela educação, bem como, por sempre ter tido contato com a profissão docente.
Palavras-chave: Escolha profissional; Professores iniciantes; Desafios da atuação docente.