Práticas Pedagógicas e Recursos no Ensino de Ciências em Escolas Indígenas no Interior do Amazonas

著者

  • Luiz Manuel Pacaio Tananta
  • Radamés Gonçalves de Lemos UFAM
  • Renato Abreu Lima UFAM

要旨

A educação escolar indígena é uma área de estudo amplamente discutida atualmente, devido à importância de considerar as particularidades culturais e linguísticas dos povos indígenas no processo educativo. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas e recursos utilizados no ensino de ciências nas escolas indígenas Porto Cruzeirinho e Porto Cordeirinho, localizadas no município de Benjamin Constant-AM. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, contando com a participação de 2 professores de ciências e 12 alunos. Os resultados destacam o impacto positivo das práticas pedagógicas contextualizadas, que valorizam a cultura indígena e incorporam o conhecimento tradicional, tanto para os professores quanto para os alunos. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de como a educação escolar indígena pode promover o ensino de ciências de forma respeitosa e contextualizada, explorando práticas e recursos educacionais mais adequados para atender às necessidades e realidades dessas comunidades.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Ensino de ciências; Práticas e recursos educacionais

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

Luiz Manuel Pacaio Tananta

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant-AM

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant-AM.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA),

##submission.downloads##

出版済

2025-01-08