Práticas Pedagógicas e Recursos no Ensino de Ciências em Escolas Indígenas no Interior do Amazonas

Autores/as

  • Luiz Manuel Pacaio Tananta
  • Radamés Gonçalves de Lemos UFAM
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumen

A educação escolar indígena é uma área de estudo amplamente discutida atualmente, devido à importância de considerar as particularidades culturais e linguísticas dos povos indígenas no processo educativo. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas e recursos utilizados no ensino de ciências nas escolas indígenas Porto Cruzeirinho e Porto Cordeirinho, localizadas no município de Benjamin Constant-AM. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, contando com a participação de 2 professores de ciências e 12 alunos. Os resultados destacam o impacto positivo das práticas pedagógicas contextualizadas, que valorizam a cultura indígena e incorporam o conhecimento tradicional, tanto para os professores quanto para os alunos. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de como a educação escolar indígena pode promover o ensino de ciências de forma respeitosa e contextualizada, explorando práticas e recursos educacionais mais adequados para atender às necessidades e realidades dessas comunidades.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Ensino de ciências; Práticas e recursos educacionais

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Biografía del autor/a

Luiz Manuel Pacaio Tananta

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant-AM

Radamés Gonçalves de Lemos , UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant-AM.

Renato Abreu Lima, UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA),

Publicado

2025-01-08