Nas Raízes do Some - o Ensino Modular na Amazônia Paraense
要旨
O estudo aborda a política pública educacional SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino), trazendo o seu contexto histórico e a reflexão sobre a educação na Amazônia paraense. Busca-se analisar sua criação na década de 1980, nos quatros municípios-pilotos dessa região, destacando os avanços e dificuldades de sua implementação. A pesquisa é de cunho histórico-educativo, fundamentada em fontes bibliográficas e documentais, apoiando-se em Nascimento, Oliveira e Costa (2022); Correa e Barreto (1999); Oliveira (2001); Prestes (2022); Tavares Neto (1998; 2020); Sousa (2017; 2020) e Moutinho (2020). As fontes documentais utilizadas foram: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 5.692/71; Relatório do Sistema de Organização Modular de Ensino de 2º grau (1980) e Relatório da Fundação Educacional do Pará - FEP (1991). Os resultados demostram que a principal dificuldade foi a definição dos municípios -piloto. Com relação aos avanços, observou-se que o SOME alcançou seus objetivos e com isto houve a sua interiorização para os demais municípios do Pará, dando acesso ao ensino médio público a uma parcela excluída da população. Nas considerações finais, reafirma-se a importância do SOME como política educacional inovadora e genuinamente paraense, essencial para atender às necessidades de educação específicas das regiões do estado.
Palavras-chave: Ensino médio; Política pública; Amazônia