Nas Raízes do Some - o Ensino Modular na Amazônia Paraense

Authors

  • Luciandro Tassio Ribeiro de Souza Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Abstract

O estudo aborda a política pública educacional SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino), trazendo o seu contexto histórico e a reflexão sobre a educação na Amazônia paraense. Busca-se analisar sua criação na década de 1980, nos quatros municípios-pilotos dessa região, destacando os avanços e dificuldades de sua implementação. A pesquisa é de cunho histórico-educativo, fundamentada em fontes bibliográficas e documentais, apoiando-se em Nascimento, Oliveira e Costa (2022); Correa e Barreto (1999); Oliveira (2001); Prestes (2022); Tavares Neto (1998; 2020); Sousa (2017; 2020) e Moutinho (2020). As fontes documentais utilizadas foram: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 5.692/71; Relatório do Sistema de Organização Modular de Ensino de 2º grau (1980) e Relatório da Fundação Educacional do Pará - FEP (1991). Os resultados demostram que a principal dificuldade foi a definição dos municípios -piloto. Com relação aos avanços, observou-se que o SOME alcançou seus objetivos e com isto houve a sua interiorização para os demais municípios do Pará, dando acesso ao ensino médio público a uma parcela excluída da população. Nas considerações finais, reafirma-se a importância do SOME como política educacional inovadora e genuinamente paraense, essencial para atender às necessidades de educação específicas das regiões do estado.

 Palavras-chave: Ensino médio; Política pública; Amazônia

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA) Licenciado em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa, Licenciado em Informática Educacional e Licenciado em Pedagogia. Especialista em Letras - Português e Literatura e Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras. Membro do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente permanente dos programas de pós-graduação da UFOPA: Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Mestrado Acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (Pgeda) - Doutorado em Associação Plena em Rede (EDUCANORTE). É Líder do grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

Published

2025-01-08