Princípios metodológicos de ensino para alunos surdos: um olhar sobre a produção científica

著者

  • Esthefany Ingrid Costa da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
  • Vitória Wislla Sousa Lira Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

要旨

A pesquisa objetiva agrupar metodologias para o ensino de alunos surdos, através de artigos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A busca foi delimitada por filtros que possibilitaram chegar a 6 artigos para categorização das informações relevantes para a pesquisa. Inicialmente, aborda-se sobre como ocorre o ensino para surdos e seus desafios, passando por uma conceituação da educação de surdos, apresentação das problemáticas e obstáculos para o ensino de surdos e, brevemente, alguns elementos teóricos das metodologias de ensino para surdos. Como fundamentação teórica utilizou-se Lacerda (1998 - 2011), Strobel (2006), dentre outros. Os resultados foram reunidos em quadros com as informações importantes das pesquisas e analisadas em comparação. Como conclusão notou-se uma escassez de métodos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Metodologias. Ensino. Surdo. Estado do conhecimento.

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado em Pedagogia, Educação Especial e Letras-Libras. Professor de Libras no Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Ufopa. Líder adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Surdos (GEPES), da Ufopa.

##submission.downloads##

出版済

2024-01-03