Princípios metodológicos de ensino para alunos surdos: um olhar sobre a produção científica
要旨
A pesquisa objetiva agrupar metodologias para o ensino de alunos surdos, através de artigos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A busca foi delimitada por filtros que possibilitaram chegar a 6 artigos para categorização das informações relevantes para a pesquisa. Inicialmente, aborda-se sobre como ocorre o ensino para surdos e seus desafios, passando por uma conceituação da educação de surdos, apresentação das problemáticas e obstáculos para o ensino de surdos e, brevemente, alguns elementos teóricos das metodologias de ensino para surdos. Como fundamentação teórica utilizou-se Lacerda (1998 - 2011), Strobel (2006), dentre outros. Os resultados foram reunidos em quadros com as informações importantes das pesquisas e analisadas em comparação. Como conclusão notou-se uma escassez de métodos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Metodologias. Ensino. Surdo. Estado do conhecimento.