Nefertiti, um corpo violado, um corpo violentado

a im-permanência, o des-amparo e o não-pertencimento na vivência do abuso sexual infantil

著者

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Abuso sexual na infância##common.commaListSeparator## silêncio##common.commaListSeparator## inocência##common.commaListSeparator## cuidado##common.commaListSeparator## método fenomenológico

要旨

A violação da inocência de uma criança pode se dar em milhares de formas perversas, o abuso sexual na infância é uma realidade vivenciada no Brasil por mais de 4000 mil crianças ao longo do último ano de 2022, isso levando em consideração os números de denúncias, visto que existe um número inimaginável de casos que não denunciados, sendo causados em grande parte por familiares e conhecidos em pelo menos 70% dos casos. O objetivo do estudo foi compreender a pluridimensionalidade do abuso sexual na infância e suas consequências no existir sob o viés da Fenomenologia-Existencial. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, utilizando o método fenomenológico de pesquisa, a partir de um relato de experiência de sobrevivente de abuso sexual na infância e embasado no pensamento heideggeriano, na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e na perspectiva da clínica dos três olhares de Ewerton Castro. Foram elaboradas as seguintes categorias: O ser-criança é transposto em confusão, assegurado do silêncio; A inocência se esvai em meio ao emaranhado do desamparo despercebido; A perpetuada sucessão de ser-violada; Convivendo com o violentador; O silêncio resguardado pela facticidade; A liberdade incorporada pelo medo, rumo a plenitude. Conclui-se, portanto, que em meio a toda a violência e desamparo a qual a vítima de abuso sexual na infância é submetida, é possível se tornar o ser que cuida e ampara.

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Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em Escolas do Sistema Público em Manaus. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LABFEN. E-mail: tagna_jacques@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5537-5529

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Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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出版済

2023-08-09