Análise da conversação

notas para uso em Psicologia Cognitiva – Autoconsciência e interações com criança autista

著者

##semicolon##

Análise da Conversação##common.commaListSeparator## Métodos Qualitativos##common.commaListSeparator## ; Psicologia Cognitiva##common.commaListSeparator## Autoconsciência##common.commaListSeparator## Autismo

要旨

Este artigo propõe uma aproximação de estudos da Psicologia Cognitiva à metodologia da Análise da Conversação, oferecendo bases teórico-conceituais convergentes para a sua aplicação empírica. A Análise da Conversação trata de uma metodologia de pesquisa qualitativa voltada à fala em interações que utiliza dados linguísticos, paralinguísticos e socioculturais com a finalidade de esclarecer interações estruturantes à conversa humana.  Nesta exposição, pretendeu-se apresentar as bases históricas e epistemológicas da Análise da Conversação, bem como as principais vertentes teóricas que influenciaram sua origem. Também se discorreu sobre sua interface com pesquisas em Psicologia Cognitiva, realçando a utilização dessa ferramenta metodológica em diferentes contextos em que se situam processos cognitivos subjacentes às interações mediadas conversacionalmente. Apresentou-se os modelos teóricos da conversação e os indicadores que conduzem a ação do analista, exemplificando como transformar um dado bruto de pesquisa em um dado transcrito passível de análise. Por fim, foi oferecida uma demonstração de como aplicar empiricamente a Análise da Conversação enquanto metodologia em estudos de psicologia cognitiva na área de autoconsciência, retratando a microgênese de processos autofocalizadores na interação social de uma criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista e pesquisadora recebendo treino acadêmico em pesquisa. 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br

https://orcid.org/0000-0002-9981-8384

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE) - Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: asforarafaella@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9065-3950

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Membro do LACCOS

E-mail: rodrigo.odamasceno@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0662-6827

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Membro do LACCOS

E-mail: silvania_lucia@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9192-1627

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando, Doutorando em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Membro do LACCOS

E-mail: henrique.augustobrust@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9775-7867

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Psicologia pela UFPE, Estagiária no LACCOS no âmbito da componente curricular Prática de Pesquisa 2 (PS277) do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco no semestre 2012.1.

E-mails: milaburle@gmail.com.

CV: http://lattes.cnpq.br/4915820170659072

##submission.downloads##

出版済

2023-08-09