Análise da conversação
notas para uso em Psicologia Cognitiva – Autoconsciência e interações com criança autista
Palabras clave:
Análise da Conversação, Métodos Qualitativos, ; Psicologia Cognitiva, Autoconsciência, AutismoResumen
Este artigo propõe uma aproximação de estudos da Psicologia Cognitiva à metodologia da Análise da Conversação, oferecendo bases teórico-conceituais convergentes para a sua aplicação empírica. A Análise da Conversação trata de uma metodologia de pesquisa qualitativa voltada à fala em interações que utiliza dados linguísticos, paralinguísticos e socioculturais com a finalidade de esclarecer interações estruturantes à conversa humana. Nesta exposição, pretendeu-se apresentar as bases históricas e epistemológicas da Análise da Conversação, bem como as principais vertentes teóricas que influenciaram sua origem. Também se discorreu sobre sua interface com pesquisas em Psicologia Cognitiva, realçando a utilização dessa ferramenta metodológica em diferentes contextos em que se situam processos cognitivos subjacentes às interações mediadas conversacionalmente. Apresentou-se os modelos teóricos da conversação e os indicadores que conduzem a ação do analista, exemplificando como transformar um dado bruto de pesquisa em um dado transcrito passível de análise. Por fim, foi oferecida uma demonstração de como aplicar empiricamente a Análise da Conversação enquanto metodologia em estudos de psicologia cognitiva na área de autoconsciência, retratando a microgênese de processos autofocalizadores na interação social de uma criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista e pesquisadora recebendo treino acadêmico em pesquisa.