A ESTIMULAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE FINA EM CRIANÇAS DA IDADE PRÉ-ESCOLAR
Resumen
A questão referente á psicomotricidade tem merecido uma reflexão por parte de muitos profissionais de infância, neste caso o presente trabalho tem como tema: A estimulação da psicomotricidade fina em crianças da idade Pré-escolar. Para a caracterização do objecto da investigação utilizou-se a Metodologia de estudo descritiva/interpretativa. A mesma permitiu, a partir de diferentes métodos do nível teórico, empírico e matemático estatístico, a realização de um estudo teórico-prático das principais concepções teóricas sobre a temática referenciada (análise de documentos, entrevistas e provas para avaliação de habilidades motoras manipulativas), em correspondência do contexto sociocultural em que ela ocorre. Aos pais e encarregados de educação lhes foi entregue o pedido de autorização para trabalhar com as crianças em actividades para estimulação da psicomotricidade fina, de maneira a aferir as suas habilidades. Feita a análise dos resultados, percebeu-se as carências que se manifestam no desenvolvimento das habilidades psicomotoras manipulativas nas crianças, portanto é imperioso que se estimule com eficácia actividades para promover e contribuir ao melhoramento da psicomotricidade e maior destreza manual e para uma futura escrita nas crianças pesquisadas.
Palavras-chave: psicomotricidade, motricidade fina, estimulação, crianças, Pré-escolar