Uma análise histórica da estatistica do ensino no 1º ciclo do ensino secundario de Angola
Resumen
Este artigo apresenta uma análise histórica da Estatística do Ensino nas classes do 1º Ciclo do Ensino Secundário de Angola no período de 1975 a 2020 que reflete os 45 anos de independência do país. É um estudo construído na base da revisão de documentos oficiais do Sistema Educativo Angolano e é na base desse propósito que se levantou a seguinte questão problemática: Que Estatística a ensinar e para ensinar estiveram presentes nas classes do 1º Ciclo do Ensino Secundário de Angola, no período de 1975 até 2020? Para auxiliar na construção da resposta propomos o seguinte objetivo: analisar os saberes a ensinar e para ensinar Estatística no 1º Ciclo do Ensino Secundário de Angola, desde 1975 até 2020. E Para responder à questão central e o objetivo nos apropriamos nas concepções teóricas de VALENTE (2017 e 2020), HOFSTETTER, VALENTE (2017), HOFSTETTER E SCHNEUWLY (2017) que trazem contribuições sobre saberes para ensinar e a profissionalização do educador, saberes em (trans)formação, matemática do ensino. Para a coleta de dados fez-se a análise documental, tomando como evidencias os documentos oficiais que orientaram o processo de educação e ensino angolano, tais como as legislações, currículos, programa e manuais de ensino. Como resultados constatamos que a Estatística esteve sempre inserida nos Manuais de Matemática como um dos temas e, que até antes do ano Dois mil e Um não se ensinava estatística no 1º Ciclo do Ensino Secundário e, que os conteúdos de estatística que se apresentam nos manuais após esse período refletem o saber a ensinar e para ensinar estatística, embora esta última de forma implícita, mas que a articulação dos dois saberes é evidente, construindo assim a Estatística do ensino.
Palavras-chave: Análise Histórica. Saber a ensinar. Saber para ensinar. Estatística do ensino. Ensino Geral de Angola