Uma análise histórica da estatistica do ensino no 1º ciclo do ensino secundario de Angola

Authors

  • Eslome Gando Citanela Bicicleta
  • Edilene Simões Costa dos Santos

Abstract

Este artigo apresenta uma análise histórica da Estatística do Ensino nas classes do 1º Ciclo do Ensino Secundário de Angola no período de 1975 a 2020 que reflete os 45 anos de independência do país. É um estudo construído na base da revisão de documentos oficiais do Sistema Educativo Angolano e é na base desse propósito que se levantou a seguinte questão problemática: Que Estatística a ensinar e para ensinar estiveram presentes nas classes do 1º Ciclo do Ensino Secundário de Angola, no período de 1975 até 2020?  Para auxiliar na construção da resposta propomos o seguinte objetivo: analisar os saberes a ensinar e para ensinar Estatística no 1º Ciclo do Ensino Secundário de Angola, desde 1975 até 2020. E Para responder à questão central e o objetivo nos apropriamos nas concepções teóricas de VALENTE (2017 e 2020), HOFSTETTER, VALENTE (2017), HOFSTETTER E SCHNEUWLY (2017) que trazem contribuições sobre saberes para ensinar e a profissionalização do educador, saberes em (trans)formação, matemática do ensino. Para a coleta de dados fez-se a análise documental, tomando como evidencias os documentos oficiais que orientaram o processo de educação e ensino angolano, tais como as legislações, currículos, programa e manuais de ensino. Como resultados constatamos que a Estatística esteve sempre inserida nos Manuais de Matemática como um dos temas e, que até antes do ano Dois mil e Um não se ensinava estatística no 1º Ciclo do Ensino Secundário e, que os conteúdos de estatística que se apresentam nos manuais após esse período refletem o saber a ensinar e para ensinar estatística, embora esta última de forma implícita, mas que a articulação dos dois saberes é evidente, construindo assim a Estatística do ensino.

 Palavras-chave: Análise Histórica. Saber a ensinar. Saber para ensinar. Estatística do ensino. Ensino Geral de Angola

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-01-08