Um Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica em uma Escola Estadual de Porto Velho-RO (Brasil)
Resumen
Este artigo trata-se de um relato de experiência vivenciado pela professora/preceptora no Programa Residência Pedagógica (RP) em turmas de 1°, 2°, 3° ano do ensino médio uma Escola Estadual, localizada na cidade de Porto Velho – RO. Neste trabalho, serão apresentadas reflexões acerca do trabalho desenvolvido junto aos residentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Os dados coletados referem-se ao período de novembro de 2020 a março de 2022, além disso, será refletido, também, sobre as aulas remotas, ministradas por intermédio de plataformas digitais adotadas pelo estado como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de ensino e aprendizagem diante do avanço da pandemia da COVID-19. Concluímos que a experiência com o programa foi de suma importância tanto para a preceptora que pode revisitar e reavalia sua atuação, quanto para os residentes pois trouxe a possibilidade de amadurecer enquanto futuros profissionais.
Palavras-chave: Biologia. Formação de professores. Residência Pedagógica.