Planificação, Execução e Avaliação três momentos cruciais no processo educativo Angolano
Palabras clave:
Execução e avaliação, Planificação, Processo educativo AngolanoResumen
Este artigo é fruto de uma investigação que visa melhorar o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Primário na cidade do Uíge, sendo considerado o alicerce da formação de qualquer profissional de educação que queira ser na vida adulta, baseada numa longa experiência e constatação dos factos em vários anos desde a implementação da reforma curricular no ensino geral em Angola. Análise baseada nas estratégias que os professores deste nível de ensino utilizam na planificação, execução e avaliação dos conteúdos de Matemática especialmente na 6.ª classe que expressa o perfil de saída do aluno da primária para o Ensino Secundário e as dificuldades que evidenciam no seu percurso profissional, antecedida de uma análise documental que abrange dois programas de diferentes épocas e dois livros de Matemática da 6.ª classe, da Reforma Educativa sobre enquadramento dos temas e forma como são lecionados. A experiência ocorreu na escola primária Kilamba-Kiaxi da cidade do Uíge, com objectivo de propor uma estratégia metodológica que facilite a vida laboral do professor. Para o alcance dos objectivos preconizados, servimo-nos de alguns métodos como, de nível teórico, empírico e estatístico matemático. A eficácia da estratégia adotada contempla-se nos resultados alcançados pelos alunos do colectivo de professores que participaram na formação desejada ao longo do tratamento didático desta temática, que permitiu aferir as conclusões que ressaltam os benefícios tanto para professores como para alunos deste nível de ensino e é o que se esperava.