Utilização do enfoque sócio-construtivista para o melhoramento do processo docente-educativo nas escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul, Angola
Abstract
O presente artigo debruça-se sobre a utilização do enfoque construtivista no processo docente educativo nas escolas primárias do município do Sumbe em Cuanza Sul Angola e está ligado ao campo da educação sobretudo na área da formação contínua dos professores, cujo objectivo é analisar a utilização do enfoque sócio-construtivista para o melhoramento do processo docente-educativo nas Escolas Primárias do Sumbe, a fim de desenvolver competências básicas nos mesmos, permitindo aplicar na sua prática docente os aportes teóricos e metodológicos interactivos em sala de aulas. Num momento em que se precisa encetar modificações nos fazeres dos professores atendendo a sua acção em passam a pautar pela interacção entre eles e os alunos, diminuindo com isto a relação pedagógica embasada na verticalidade, em o professor era tido como o único portador saberes na sala de aula. Para sua materialização foram utilizados métodos de nível do conhecimento teórico e empírico, sustentados pelo enfoque qualitativo.
Palavras-chave: Construtivismo; docente-educativo; enfoque; Tendências pedagógicas; utilização.