Transtorno opositor desafiador (tod) no contexto escolar: uma revisão da literatura
Abstract
É necessário que a escola receba todos os alunos que procuram a instituição, ofertando uma educação de qualidade para esses alunos, promovendo oportunidades para o seu processo de aprendizagem, com isso é fundamental os professores mediarem a aprendizagem de alunos com transtorno opositor desafiador, porque com as metodologias adequadas esse discente consegue desenvolver seus conhecimentos. Desse modo, é indispensável a relação família e escola para juntos contribuírem na sua formação. O objetivo deste estudo é analisar, na literatura, estratégias para a aprendizagem significativa de alunos com TOD. O trabalho busca refletir sobre esse transtorno no cotidiano escolar, identificar como a escola pode propiciar uma educação de qualidade, exemplificar como o professor pode mediar a aprendizagem desses alunos. O estudo vai abordar sobre o conceito de TOD, seus desafios e características para melhor entendimento do tema, destacando como o educando pode se desenvolver, ressaltando a importância de tratamentos adequados. Em seguida, como a escola deve oportunizar educação para esse estudante, mantendo sua permanência na instituição e sua inclusão, apresentaremos estratégias que contribuem no seu processo de formação e como o professor pode mediar sua aula com pessoas com TOD. É uma pesquisa de revisão bibliográfica na qual os dados revelaram que com as estratégias adequadas crianças/adolescentes com TOD conseguem desenvolver sua aprendizagem. Assim, concluímos que as escolas precisam ser inclusivas e ofertarem educação a todos que fazem parte do âmbito escolar, respeitando as diversidades e propiciando conhecimentos de acordo com as necessidades de cada aluno.
Palavras-chave: Escola; Inclusão; Transtorno opositor desafiador.